quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Será que estou triste ou tenho depressão?



Muito se fala da depressão atualmente e muitas vezes tendemos a confundi-la com a tristeza. A tristeza é um estado de humor, normalmente passageiro (que dependendo da situação, pode demorar até alguns dias para passar) e que normalmente esta associado a alguma situação ou lembrança. 
A depressão afeta o humor do indivíduo, a sua  forma de ver o mundo e até mesmo algumas funções do corpo, como o sono e a alimentação ou o vigor. Diferente da tristeza, a depressão não é um estado de humor, mas sim uma condição de humor patológica. Normalmente os sintomas duram mais de duas semanas e atingem a pessoa como um todo.  A pessoa deprimida quase sempre está triste ou preocupada e geralmente está ansiosa ou irritada. Muitas pessoas com depressão também apresentam a auto-estima diminuída e pensamentos negativos (em outras palavras, geralmente pensam “Não posso fazer isto” ou “isto não vai dar certo”).
A depressão apresenta muitos sintomas diferentes – alguns são fáceis de reconhecer e outros, mais difíceis. O primeiro sinal de depressão geralmente é uma mudança no comportamento habitual – por exemplo, a pessoa pode tornar-se irritada e começar a apresentar problemas com o sono ou apetite. Os sintomas comuns de depressão incluem: 
-      sentimentos tristes e melancólicos
-          perda do interesse por atividades consideradas agradáveis anteriormente (como sexo ou outras atividades)
-          perda do apetite e peso (ou, algumas vezes, ganho de peso)
-          dificuldade para dormir ou excesso de sono
-          agitação ou retardo psicomotor
-          sentimento de cansaço ou indisposição
-          sentimentos de inferioridade ou culpa
-          dificuldade de concentração, organização do pensamento, memória ou para tomar decisões
-          pensamento de morte ou suicídio

Não é uma condição meramente passageira diante da alguma situação ou lembrança, mas pode estar associada à algum processo vivencial (geralmente de ordem estressante) que a pessoa esteja enfrentado (chamamos isso de Depressão Reativa). O importante é procurar tratamento. O tratamento da depressão normalmente é realizado pelo psiquiatra e pelo psicólogo. O uso de medicamentos indicados pelo psiquiatra e a realização de psicoterapia são os pilares para a plena recuperação de um episódio depressivo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário