sábado, 2 de fevereiro de 2013

Porque fazer terapia e quando?

Primeiramente é importante definir que termo "terapia" não se restringe somente à area da psicologia. O Houaiss define terapia como toda intervenção que visa tratar problemas somáticos, psíquicos ou psicossomáticos, suas causas e seus sintomas, com o fim de obter um restabelecimento da saúde ou do bem-estar; terapêutica. Você pode fazer algum tipo de tarapia corporal com um fisioterapeuta, uma terapia holística com florais, fazer terapia com uma terapeuta ocupacional. Na área da psicologia, chamamos de psicoterapia. Existem muitos tipos de psicoterapia, o que muitas pessoas costumas chamar de "linhas" ou "abordagens". Portando, quando você for procurar um psicólogo você vai encontrar profissionais que trabalhaem com diversos tipos de "linhas" da psicologia, ou seja, especializaram-se em uma forma específica de fazer a psicoterapia.Uma das mais famosas, é a linha psicanalítica, ou somente Psicanálise. Criada por Sigmund Freud no início do século XX. O psicanalista fala em inconsciente e consciente, Id, ego e supergo. O tratamento psicanalítico lida com os conflitos existentes no inconsciente com o objetivo de livrar o paciente das memórias reprimidas e assim aliviar o sofrimento mental (Livro da Psicologia, Ed. Globo, 2012). A psicanálise parte sempre do pressuposto da exploração do inconsciente. Durante a metade do século XX, alguns psicólogos comecaram a questionar esse modelo, e alguns começaram a estudar as vertentes mais experimentais da mente humana. O foco destes psicólogos era o estudos dos processos mentais. Dessa forma nasceu a psicologia cognitiva por meio dos estudos de Aaron Beck. Neste tipo de abordagem se enfatiza a importância em examinar a percepção das pessoas sobre as experiencias (Há mais na superfície do que o nosso olhar alcança).


Algumas pessoas classificariam o copo de "meio cheio", para outras, que veem sua situação de modo mais negativo, o copo esta "meio vazio". Ou seja, a maneira como as pessoas avaliam as mesmas situações varia de acordo com o seu temperamento. A terapia cognitiva de Beck ajuda os pacientes a questionar suas percepções, conduzion-o a uma visão mais positiva. 
Ok, agora você já conhece um pouco sobre algumas linhas psicoterapêuticas, Além dessas duas citadas, exitem muitas outras que você pode conhecer como a existencialista, gestaltista entre outras. 
Porque devo fazer psicoterapia? 
Quando uma sitação vivencial (desemprego, luto, separação, gestação e etc) serve de gatilho para desencaderar sofrimento psíquico ou até mesmo um transtorno mental (depressão rativa, como chamamos). Mas nem sempre os transtornos metais (Síndorme do pânico, Ansiedade, Depressão e etc) tem ligação direta com alguma situação que esta acontecendo agora. Estes transtornos tem fatores diversos para serem desecandeados. O que é importante você saber é que eles tem tratamento além do medicamentoso - no caso, a psicoterapia. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário