segunda-feira, 8 de julho de 2013

Terapia Cognitiva

O pressuposto básico da TCC foi formulado por Aaron Beck nos anos 60, e é o seguinte:
As crenças que temos sobre nós mesmos, sobre o mundo e sobre o futuro, determinam o modo como nos sentimos: o que e como as pessoas pensam afeta profundamente o seu bem estar emocional (Beck e Kuyken, 2003)

A TCC é uma terapia que tem características distintas das demais por:
·         Ser breve, estruturada e orientada para o presente.
·         Direcionada para a solução de problemas atuais e modificar os comportamentos disfuncionais
Na terapia cognitiva ajuda a pessoa a perceber que suas emoções são derivados dos padrões de pensamentos que, pautado nas crenças, direcionam a maneira como as pessoas interpretam as situações as que estão expostas.
Os nossos pensamentos tem a capacidade de influenciar nossas emoções e também serem influenciados por elas. Nós somos ativos na construção de hipóteses e teorias sobre o mundo e as coisas. Toda observação da realidade existe a partir de uma teoria criada por nós.  Pensar é interpretar essa realidade e a nós mesmos. A terapia Cognitiva busca basicamente intervir sobre os pensamentos para mudar emoções e comportamentos.
Mas o que tudo isso significa? Que transtornos psicológicos surgem a partir de formas distorcidas de interpretarmos a nossa realidade. E que o tratamento deles depende reestruturarmos a forma como damos significado e interpretamos a nós mesmos, o mundo e os outros.

Fonte:  A terapia Cognitiva – Psicologia da Personalidade (Maria Aparecida Junqueira Zampieri – UNORP – 2011)

Nenhum comentário:

Postar um comentário