domingo, 23 de junho de 2013

Ansiedade e Relaxamento

A ansiedade e o stress são temas recorrentes no cotidiano da maioria das pessoas que moram em cidades grandes. E embora a ansiedade seja muitas vezes avaliada de forma negativa, ela é necessária em nossas vidas, já que é uma resposta que visa nos proteger, nos preparando para reagir a qualquer tipo de ameaça. Quando nos deparamos com uma situação de stress, o sistema nervoso autônomo simpático é ativado, liberando através das glândulas supra-renais os hormônios epinefrina e norepinefrina na corrente sanguínea. A partir daí, são observadas uma série de mudanças fisiológicas como: aumento da freqüência cardíaca e da pressão arterial, elevação da atividade das glândulas sudoríparas, aumento do nível de açúcar no sangue, vaso constricção, entre outros. Em pessoas que estão constantemente sob stress ou ansiosas, o terapeuta da TCC pode utilizar técnicas para lidar com tais sintomas. Uma dessas técnicas é chamada de relaxamento muscular progressivo, criado pelo fisiologista Edmund Jacobson. 
Esta é uma técnica que utiliza os movimentos de contração e relaxamento muscular abrangendo uma série de grupos musculares e emprega também a respiração, provocando no organismo um alívio da tensão muscular e uma elevação do sentimento de bem estar. Certas medidas devem ser adotadas para que o relaxamento muscular progressivo seja eficiente:

  • Entender corretamente a importância do relaxamento no processo terapêutico, o ambiente deve ser agradável, confortável e tranqüilo.
  • Realizar o relaxamento muscular progressivo em casa. 
O relaxamento muscular progressivo se inicia com um exercício de respiração diafragmática, onde o paciente é ensinado a respirar fazendo movimentos de inspiração expandindo o abdômen, e expiração contraindo este. Após a aquisição de uma respiração mais lenta e tranquila serão iniciados os exercícios envolvendo os grupos musculares. Os braços deverão ser estendidos com as mãos fechadas e os músculos deverão ser tensionados por aproximadamente 5 segundos, e em seguida deverão ser relaxados por aproximadamente 10 a 15 segundos. É importante que o paciente neste momento possa se atentar para os músculos e as sensações de tensão e relaxamento. Este exercício será repetido utilizando pulsos, bíceps, tríceps, pescoço, pálpebras, ombros, maxilar, lábios, pernas, pés, entre outros. Procure registrar o grau de relaxamento alcançado em cada sessão.
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário