domingo, 3 de março de 2013

Teste - Sentir, pensar e agir


Para conhecer o teste completo, acesse o site http://doyouneedtherapy.com/ . A seguir, a versão abreviada que abrange dez transtornos. Para fazê-lo, marque todas as afirmações que se aplicam a você:

TRANSTORNOS DO CONTROLE E DE IMPULSOS
( ) Ás vezes não sou capaz de controlar minha raiva
( ) Frequentemente ajo por impulso, o que, às vezes traz grandes problemas
( ) Estou preocupado com minhas apostas, parece que tenho dificuldades em controlar meu comportamento quando jogo

ABUSO DE SUBSTÂNCIAS
( ) Durante o ano passado, tive de ingerir mais bebidas alcoólicas ou usar mais drogas para satisfazer minhas necessidades
( ) No ano passado, tentei, mas não consegui, diminuir a quantidade de bebidas alcoólicas, drogas ou de cigarros
( ) Durante o ano passado tive de ingerir quantidades cada vez maiores de bebidas alcoólicas ou drogas para me satisfazer ou lidar com meus problemas

DEPRESSÃO
( ) Nas duas últimas semanas venho tendo dificuldade em sentir qualquer prazer nas atividades diárias que costumava gostar
( ) Há cerca de 15 dias venho prensando com frequência que quero morrer
( ) Pelo menos durante as duas últimas semanas venho me sentindo deprimido quase todos os dias

FOBIAS ESPECÍFICAS
( ) Tenho um medo excessivo ou irracional de algum objeto ou situação
( ) Estou com muito medo de algo, e meu medo interfere em minha capacidade em desenvolver o meu trabalho ou em conduzir minha vida de maneira normal
( ) Tenho muito medo de um objeto ou situação, e quando me exponho a esse estímulo entro em pânico

FOBIAS SOCIAIS
( ) Sinto medo de ficar perto das pessoas em determinadas situações e percebo que meus medos podem ser irrcionais ou excessivos
( ) Em determinadas situações sociais, sinto extrema ansiedade
( ) Sinto grande temor em uma ou mais situações em que eu precise interagir com outras pessoas

TRANSTORNOS DA ALIMENTAÇÃO
( ) Costumo comer muito e, em seguida, vomitar ou usar laxantes, ou outros meio radicais, para evitar o ganho de peso
( ) Estou preocupado com meu peso ou com a forma do meu corpo e, consequentemente, como menos ou me exercito de forma que algumas pessoas poderiam considerar incomum
( ) Não estou disposto, ou não sou capaz de comer ou digerir o alimento em quantidade suficiente para manter o meu peso saudável

TRANSTORNO DE ESTRESSE PÓS TRAUMÁTICO
( ) Tenho lembranças perturbadoras relacionadas a um acontecimento traumático que experimentei no passado
( ) Costumo ter sonhos perturbadores sobre uma experiencia terrível ocorrida no passado
( ) Às vezes me vejo revivendo o horror de um fato traumático que experimentei no passado

TRANSTORNO DE ANSIEDADE GENERALIZADA
( ) Pelo menos durante os últimos seis meses, venho sentindo preocupação e nervosismo excessivos, difíceis de controlar
( ) No mínimo durante os últimos seis meses, tenho ficado extremamente ansioso e preocupado com uma série de acontecimentos e atividades diferentes
( ) Pelo menos durante os últimos seis meses, venho me sentindo excepcionalmente agitado, cansado, irritado, tenso ou distraído

TRANSTORNO BIPOLAR
( ) Durante o ano passado tive variações súbitas de humor, sem qualquer razão aparente
( ) Meu humor muda rapidamente, de depressiva a esfuziante, sem qualquer motivo aparente
( ) Durante o ano passado o meu humor mudou mudou mais de uma vez de deprimido para esfuziante

TRANSTORNO OBSESSIVO-COMPULSIVO (TOC)
( ) Repito excessivamente certos comportamentos ou pensamentos sem conseguir parar
( ) Pensamentos frequentes me causam grande ansiedade
( ) Acredito que esses pensamentos podem ser irracionais ou exagerados. Penso ou faço repetidamente algumas coisas, para me acalmar ou impedir que algo terrível aconteça

___________________________________________________________________________________
Pontuação

Se você deixou todos os itens em branco, parabéns! É provável que sua saúde mental esteja muito bem! Caso contrário, lembre-se que esta não é a versão completa do teste e mesmo que fosse não tem o intuito de fazer diagnósticos. Mas os resultados podem ajudá-lo a pensar como tem se sentido e lidado com seus problemas.Se marcou um item em uma ou mais categorias, é possível que esteja passando por uma situação de angústia que poderia ser bem compreendida (ou contornada) com a ajuda de um profissional. Se assinalou dois ou três itens em uma ou mais categorias, talvez seja mesmo uma boa hora para consultar um psicólogo e evitar sofrer sem necessidade, já que a maioria de problemas de saúde mental podem ser tratados. Mais importante que o resultado do teste, entretanto, é voltar-se para si e perguntar-se se não seria o momento de cuidar de si mesmo. Afinal, quando temos uma dor de dente, por exemplo, não hesitamos em buscar um dentista. Se a dor é na alma, o psicoterapeuta é o profissional mais indicado para cuidar deste desconforto. 

(Fonte: Revista Scientific American - Mente Cérebro, nº 36, 2013)

Nenhum comentário:

Postar um comentário