quinta-feira, 21 de março de 2013

O que são erros cognitivos?

Quando estamos diante de uma situação, a primeira coisa que fazemos é interpretar esta situação a partir das nossas precepções, nós temos um pensamento automático sobre ela. Este pensamento automático vai determinar que tipo de sentimento será despertado pela situação e influenciará qual o comportamento que teremos. Isso acontece devido a nossa tendência a acreditar em nossos pensamentos e desta forma preservarmos o nosso controle e até a nossa sobrevivência. Pensamentos podem ser automáticos e elaborados, positivos ou negativos, verdadeiros ou falsos quanto à situação real. Na TCC (Terapia Cognitivo Comportamental)  o paciente é estimulado a identificar e avaliar seus pensamentos automáticos negativos sobre as situações. E desta forma, verificar e corrigir possíveis pensamentos distorcidos que ele constrói devido a esta avaliação imediata, que estejam alterando o seu humor e até prejudicando a realização dos seus objetivos. 
Por exemplo, quando temos um pensamentos de que não somos capazes de realizar alguma tarefa, o sentimento que isso desperta seria, tristeza e frustração e como resultado nem tentamos realizar a tarefa; pensamentos de ameaça insuportável nos levarão a sentir medo e até transtornos de ansiedade; pensamentos de violação de regras nos levarão a sentir irritação e até raiva ou ódio. As distorções encontradas no pensamento automático disfuncionais são denominadas de erros cognitivos

As distorções freqüentemente encontradas na Terapia Cognitivo-Comportamental são:

PERSONALIZAÇÃOAssumir-se como responsável por alguma situação externa quando na
verdade são outros os fatores responsáveis. Considerar-se
fundamentalmente responsável por eventos que não dão certo, mesmo
se estando além do seu controle.Exemplos “Sou o responsável por meu partido ter perdido”; “Ele está distante, devo ter feito algo de errado”; “Trago azar para as pessoas”; “Porque fui grosseiro em casa, meu time está perdendo”; “Está chato porque não sei falar nada de interessante”; ou “O jantar não deu certo porque não recepcionei direito os convidados”

PENSAMENTO DICOTÔMICO OU POLARIZAÇÃO:Perceber as experiências pessoais em apenas duas categorias extremas e excludentes. Perceber as situações em termos absolutos. Branco ou preto. Oito ou oitenta. Perfeito ou totalmente inválido. Tudo ou nada. Exemplos “Meu desempenho não foi perfeito, devo ser um fracasso total”; “Meu apetite é totalmente descontrolado”; “Deu tudo errado na festa”; “Ninguém gosta de mim”; “Se eu não tirar sempre nota máxima, serei um fracasso”; “Não tenho ninguém, estou completamente sozinho”; “Meu pai não acredita na minha capacidade”; “Ninguém me dá valor”; “Já estou fazendo porcaria de novo”; “Ou faço a dieta rigorosamente ou é a mesma coisa de que não fazer nada”; “Não consegui deixar de fumar um cigarro depois desse cafezinho, vou comprar uma carteira para fumar ela inteira”.


ADIVINHAÇÃO DO FUTURO OU PROFECIA AUTO-REALIZANTEPrever como certo um evento negativo projetado no futuro, sem evidências concretas que o justifiquem. O indivíduo comporta-se e reage
como se sua expectativa negativa sobre o futuro já fosse um fato estabelecido da realidade.Exemplos
“Quando virem que jogo mal, todos rirão de mim”; “Ninguém vai dar atenção para mim na festa”; “Vou ficar sozinha”; “Tive um problema no emprego, já não vou conseguir dormir direito esta noite”; “Sem dar uns goles antes não vou conseguir curtir aquela festa”; “Não vai dar certo”.

Esses são só alguns exemplos de erros cognitivos, existem muitos outros, o importante é identificar seus pensamentos automáticos disfuncionais e discutir na terapia o conteúdo destas distorções. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário